Dr Jakson Ramos faz novo apelo para que população mantenha cuidados de prevenção à Covid-19

O vereador e médico Jakson Ramos reforçou nesta quinta-feira, 8, o apelo para que as pessoas continuem seguindo à risca as medidas de prevenção contra a Covid-19. Com quase 700 vidas perdidas no Acre e quase 150 mil no Brasil, a preocupação com uma segunda onda de casos aumenta, especialmente no período eleitoral, de acordo com o vereador.

“É um período em que as pessoas terminam indo às ruas, os candidatos aos cargos de vereador e prefeito têm um contato maior com a população, por outro lado a economia também voltou a funcionar no Brasil inteiro e em Rio Branco não é diferente, mas nós não podemos esquecer de forma alguma da importância do distanciamento social. Estamos tendo redução na curva de casos e isso era esperado, mas ainda não tivemos a segunda onda de casos no Brasil o que estudiosos acreditam que deve acontecer até dezembro, logo, é preciso manter todos os cuidados”, ponderou.

“Nós estamos com as vacinas prestes a serem aprovadas. Algumas devem estar disponíveis já no início de 2021, mas até lá ainda temos alguns meses, tempo que é crucial porque uma vida perdida não tem volta. Quero particularmente levar essa mensagem aos nobres colegas que estão disputando a reeleição para que tomem as medidas necessárias neste sentido”, destacou o vereador que finalizou sua fala destacando a necessidade de atenção em relação às sequelas da doença.

“Não é apenas a doença em si, mas as sequelas que ela causa. Alguns estudos mostram, inclusive, alterações neurológicas em que os pacientes terminam desenvolvendo alterações emocionais desenvolvendo doenças como depressão, síndrome do pânico, por exemplo, devido às consequências da ação do vírus. A morte na maioria dos casos não se dá pela doença em si, mas pela falência dos órgãos que terminam entrando em colapso, o sistema imunitário não consegue resolver o problema e o paciente termina perdendo a vida”, finalizou. (Assessoria)

Assuntos desta notícia