Pular para o conteúdo
contra covid-19

Mais 11 mil doses do imunizante Pfizer chegam ao Acre para aplicação de primeira e segunda doses

Somente nesta semana foram quase 20 mil doses que serão utilizadas em todos os municípios

A vacinação contra covid-19 continua avançando em todo o Estado e para reforçar as ações, um novo lote de vacinas com 11.700 doses da fabricante Pfizer chegou a Rio Branco nesta quarta-feira, 8. Na segunda-feira, 6, o Estado havia recebido 8.190 unidades, totalizando 19.890 aplicações para o processo de imunização dos acreanos.

Esta é a 48ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde (MS), destinadas para primeira e segunda dose. Após a chegada dos imunizantes, o governo do Estado se torna responsável pela distribuição imediata aos municípios que estão recebendo lotes da Pfizer e que são responsáveis pelo cronograma de vacinação.



Terceira dose

Na terça-feira, 7 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou a aplicação da terceira dose, como reforço para o público acima de 70 anos e imunossuprimidos, ou seja, com deficiência imunológica. Foram mais de mil pessas em mutirão na Biblioteca Pública, e destes, 30 foram idosos que receberam a terceira dose, além de uma pessoa imunosuprimida.

O público que deve tomar a terceira dose no Acre é de 30.120 idosos com idade a partir de 70 anos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Já o número de pessoas com imunossupressão é incerto, pois estes estão incluídos no grupo geral de comorbidades, que é de 48.793 no Estado.

O requisito para tomar a terceira dose é que o idoso com idade a partir de 70 anos tenha tomado a segunda dose ou dose única há mais de seis meses e, no caso de pessoas com baixa imunidade, o prazo para terceira dose é a partir de 28 dias da segunda dose ou dose única.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita preferencialmente com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.

Leia também: Idosos do Lar Vicentino e Casa de Acolhida Souza Araújo receberão terceira dose a partir desta quinta-feira, 9

error: Conteúdo protegido!!!