Pular para o conteúdo
Saneamento básico

Moradores do Bairro da Paz reclamam de bueiros entupidos e transbordamento para a rua

Mesmo sem chuva, bueiros estão entupidos e gerando transtornos para moradores da Rua Campinas

Milena e sua família estão sem usar os banheiros de casa para evitar que transborde mais resíduos

Milena Santos é dona de casa, mãe de um bebê de dois anos, e há mais de dez dias vêm enfrentando problemas com o entupimento dos bueiros de esgoto da sua rua. Ela e mais moradores da Rua Campinas, no Bairro da Paz, enfrentam este problema desde o dia 16 deste mês, quando uma forte chuva afetou a região. Os esgotos transbordam e inundam a rua, trazendo mau cheiro e impossibilitando a passagem pelo local.

Milena e sua vizinha disseram que entraram em contato com o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) ainda na manhã desta quarta-feira, 27, mas contaram que não tiverem previsão de atendimento. A reportagem do site A Gazeta do Acre contactou o Departamento que, em nota, garantiu realizar uma vistoria no local ainda nesta semana, mas que a intervenção dos esgotos deve ser realizada em outro dia.  A assessoria explicou ainda que há uma muita demanda para este serviço em outros bairros da capital, mas que no dia da vistoria, os moradores serão informados sobre a data da manutenção.

Além de residências, Rua Campinas também é local de estabelecimentos e lanches

Enquanto isso, Milena reclama que a convivência com o transbordamento dos esgotos requer cuidados e gera transtornos. “Não estamos nem usando os banheiros aqui de casa, porque não tem com usar. E eu que tenho uma criança preciso ficar controlando ele para não pegar nessa água que vem toda do esgoto”, lamenta.

Moradora do local há cinco anos, a dona de casa explica que até então nunca tinha sido afetada por este problema, mas recorda que outros moradores já enfrentam a situação há alguns anos.  Milena reforça ainda que além das residências, existem lances e estabelecimentos localizados na rua, que também são afetados quando ocorre inundação.

“Na primeira vez teve uma chuva forte, mas agora não está chovendo e está acontecendo isso, os esgotos das ruas estão entupidos e transbordando”, afirma.

Confira a nota do Depasa:

NOTA RETORNO/ ESGOTO NO BAIRRO DA PAZ

O problema foi encaminhado ao setor responsável. Uma equipe do Depasa irá ao local,  ainda esta semana, realizar a vistoria técnica e programar a ação de limpeza e desobstrução da rede de esgotamento sanitário do local.

Quer saber de todas as notícias em primeira mão? Entre no grupo de WhatsApp A Gazeta do Acre