Pular para o conteúdo
Em coletiva de imprensa

Bocalom anuncia pagamento de abono salarial para professores e convoca 99 aprovados em concurso da Educação

Professores e pessoal de apoio da rede municipal de ensino de Rio Branco poderão receber aumento salarial ainda este ano

tião bocalom nabiha bestene (Foto: Dell Pinheiro)

Professores e pessoal de apoio da rede municipal de ensino de Rio Branco poderão receber aumento salarial ainda este ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira,17, durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito Tião Bocalom e pela secretária de Educação do município, Nabiha Bestene. O abono vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

“O prefeito já havia solicitado um levantamento para ver a possibilidade do repasse do benefício. Como o Fundeb teve um aumento de 16.5%, avistamos a possibilidade de conceder esse abono, porém estamos fazendo uma consulta aos orgãos de controle para que realmente possamos fazer  o que estamos pensando. Todos os servidores que estão nas escolas serão beneficiados”, disse a secretária de Educação.

A gestora disse que ainda não tem um valor estimado por pessoa, somente um total dos que serão beneficiados. “Temos em sala de aula 1.543 professores; do pessoal de apoio, que entra coordenadores de ensino, administrativos, merendeiras, os que fazem o dia a dia da escola, são mais 1.195 servidores. A intenção do nosso prefeito é de conceder o abono”, enfatizou.

Bocalom, que quando prefeito de Acrelândia,  foi o primeiro gestor a ratear a sobra de recursos do Fundeb entre os professores, falou que estão prevendo a distribuição na capital.

“Na realidade esse dinheiro é dos professores, dos funcionários, e não da prefeitura. Se você não gastar com eles vai fazer o que com o dinheiro? Temos que cumprir os 25% de aplicação do Fundo na Educação. Alguns municípios acreanos já estão dividindo o abono, mas queremos trabalhar de forma segura. Assim que o Tribunal de Contas der o parecere e aprove a distribuição do abono, iniciaremos  o pagamento do recurso, ainda para esse ano”, disse o chefe do Execultivo municipal.

Convocação de novos servidores

Durante a coletiva, foi anunciado pela secretária de Educação, a convocação de 99 candidatos aprovados em concurso público . “Estamos chamando esses profisionais que foram aprovados em 2019, entre motoristas e pessoal de apoio. Esses serão servidores efetivos. Também serão contratados oito motoristas que darão apoio no trabalho desenvolvimento pela Secretaria de Educação de Rio Branco”, concluiu Nabiha Bestene.