Pular para o conteúdo

Dia do Carteiro no Acre será marcado por protestos

Neste 25 de janeiro, próxima segunda-feira, comemora-se em todo o país o Dia do Carteiro. No Acre, a data será marcada por protestos. A garantia é da presidente do Sindicato dos Servidores dos Correios no Estado, Susy Cristyne, que promete comandar pessoalmente a distribuição de folhetos em frente à agência central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em Rio Branco.

“A sociedade precisa se conscientizar que os problemas nos Correios não são apenas dos servidores. Eles afetam também as pessoas. Um exemplo disso é o atraso na entrega de encomendas por causa do cancelamento do contrato com uma empresa aérea”, disse.

Segundo ela, os 300 servidores existentes atualmente no Estado são insuficientes para a grande demanda. Sem falar, que o acúmulo de correspondências, em virtude do atraso decorrente do transporte via terrestre, gera um maior número de horas trabalhadas.

A luta do sindicato é por melhores condições de trabalho, valorização salarial e reforço de pessoal. Susy destaca, por exemplo, a necessidade de mais ventilação e iluminação nos ambientes internos das agências. Outra observação é em relação à rampa para subida de carga na agência do Segundo Distrito da Cidade. “O ideal é que o transporte seja feito por elevador de carga, não por servidor empurrando carro em rampa”, questiona.

Ela observa que além de gerar graves danos à saúde do servidor, esse tipo de procedimento está totalmente contrário as normas de proteção ao trabalhador atualmente vigentes no país. Com a realização desse protesto, o sindicato espera que as reivindicações sejam ouvidas e encaminhadas.