Matrículas para a rede pública de ensino começam na próxima segunda

Escolass
A Secretaria Estadual de Educação (SEE) abrirá matrículas para o ano letivo de 2010 a partir da próxima segunda (11) até o dia 22 deste mês. As inscrições acontecerão em dois momentos: o primeiro entre 11 a 15 de janeiro para renovação das matrículas dos alunos já inscritos no sistema estadual e o segundo entre 18 a 22 para o registro dos novos estudantes. A SEE estima que cerca de 160 a 170 mil matrículas sejam feitas no Estado, número que se somado com a rede municipal de Rio Branco resulta num total de 250 mil crianças e jovens inscritos nas duas redes públicas de ensino.

As aulas para o ano letivo de 2010 começam a partir do dia 8 de fevereiro e terminam em 17 de dezembro. O recesso escolar será entre 9 a 25 de julho.

Conforme Josenir Calixto, diretor de ensino da SEE, tanto o mapa de matrículas como o calendário letivo de 2010 vêm sendo montados desde setembro do ano passado, a fim de identificar quaisquer possíveis problemas nestes procedimentos e corrigi-los a tempo. Ele conta que, no caso das matrículas, a equipe de organização da Secretaria vem trabalhando intensamente desde a semana passada para agilizá-las ao máximo.

“Identificamos nestes 3 meses todas as áreas onde pode-ríamos ter dificuldades de vagas e já buscamos as melhores soluções. Também usamos este tempo para fazer todas as reformas de funcionamento, de estrutura e de preenchimento para o quadro de professores. E todo este planejamento nos leva a crer que o processo de matrículas, assim como todo o restante do ano letivo, serão bem tranqüilos”, assegurou.
A respeito do número de vagas e das filas, o diretor de Ensino garante que os pais devem fazer as matrículas de seus filhos calmamente. Isso porque não faltarão vagas nas escolas já que a rede pública do Estado e do município possui capacidade bem superior ao total esperado pela SEE de 250 mil matrículas, tomando como base as estimativas da entrada de novos alunos no Ensino Fundamental (cerca de 9 mil) e os que concluem o Ensino Médio (também cerca de 9 mil).

“Desde 2000, trabalhamos precisamente com o número de vagas e com as regionais da cidade. O que às vezes acontece em Rio Branco é que muitos pais querem matricular filhos nas escolas do Centro por achar serem elas melhores e que algumas regionais estão tendo um grande fluxo migratório de famílias. Nesse sentido, trabalhamos bastante para melhorar a qualidade das escolas da periferia e ampliamos as salas de aula nas regionais alvos destas mudanças dos bairros para suprir o aumento na demanda. Por isso, não faltarão vagas, nem haverá necessidade de filas. O lugar de todo estudante está garantido perto da sua casa; ninguém vai tomar isso dele”, explicou.

Sistema Integrado de Gestão Escolar – Sige

De acordo com o diretor de ensino, a maior novidade para este ano letivo será a adoção do Sistema Integrada de Gestão Escolar (Sige), uma ferramenta que organizará o registro das notas escolares e emitirá toda a ficha de documentos do aluno. Com isso, as matrículas de 2010 já serão feitas através deste novo sistema e qualquer transferência do aluno de uma escola para outra, seja por ele ter trocado de bairro/regional, seja por ele ter avançado de nível escolar, será realizada de forma on-line pelo site da SEE. Caberá aos pais ir à escola apenas para corrigir as informações cadastrais, e quando for preciso.

“Estamos muito otimistas com a inclusão deste novo mecanismo devido à sua praticidade. Inclusive, já estamos trabalhando para fazer com que ele avance muito nos próximos anos ao ponto de permitir que as matrículas da rede acreana sejam feitas até mesmo por telefone, para maior comodidade da população”, projetou.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation