Pular para o conteúdo

Satisfeitos com 2009, empresários apostam em crescimento para este ano

Após encerrar 2009 com mais de 70% dos pequenos e médios empresários do Estado satisfeitos com os resultados alcançados, para 2010 eles mantêm boas perspectivas. Essa é a avaliação de uma pesquisa da Fecomercio-AC (Federação do Comércio do Acre), realizada entre 2 e 18 de janeiro, para avaliar as perspectivas do setor para este ano de Copa do Mundo e eleições. Mais de 180 empresá-rios foram ouvidos.

VVVVVCOMERCIO1
Para 54% deles, o bom desempenho do comércio vai acontecer ainda no primeiro semestre. O número revela o otimismo, já que as vendas tendem a ser mais fortes na segunda metade do ano, com a proximidade do Natal. Segundo a análise, 37% dos comerciantes dizem acreditar que os resultados do segundo semestre de 2010 serão os mesmos de igual período do ano passado.

Ainda sobre o desempenho de 2009, quase a metade (46%) dos entrevistados disse que os lucros de suas empresas cresceram entre 5% e 10%. A pesquisa quis saber também quais ferramentas e estratégias os empresários vão usar neste ano para manter, ou elevar, os resultados do anterior. Entre eles, 29% vão ter como foco atender as necessidades dos seus clientes, uma forma da cativá-los.

Para a maioria não há forma melhor de atrair o consumidor: baixar os preços. Os que assim pensam somam 33%. Já para 11% uma boa estratégia é investir em promoções. Dono da maior rede de supermercados da Capital, o Supermercado Araújo, o empresário Adem Araújo mostra-se mais cético com relação ao cenário econômico em 2010 no Acre.    

“Eu não acredito que em 2010 teremos significativas mudanças em relação aos anos anteriores, até porque não há grandes projetos para a indústria ou de outro segmento econômico. Se não há investimento nessas áreas, então, não haverá geração de empregos”, analisa ele.