Pular para o conteúdo

Segundo Festival do Júri Popular acontece pela primeira vez em Rio Branco

Durante toda esta semana acontece pela primeira vez em Rio Branco o 2º Festival do Júri Popular, que apresentará mais de 40 filmes de curta-metragem de diversas partes do Brasil. A iniciativa acontece por meio da Mostra Competitiva e Hors-Concours, simultaneamente em 20 cidades do país. A grande proposta do evento é levar ao público a experiência de analisar os filmes por completo e opinar diretamente em todas as categorias.

Para você que sempre pensou em ser um jurado de cinema, essa é a sua oportunidade. Durante o festival quem analisa e julga as produções audiovisuais é a própria platéia. Até o próximo dia 7 deste mês, às 19h, a Filmoteca Acreana, localizada em anexo com a Biblioteca Pública, recebe filmes de diversas partes do Brasil através de Mostras Competitiva e Hors-Concours de curtas-metragens. A entrada é franca.

São mais de 40 filmes concorrendo, além dos participantes ‘hors-concours’. Esta edição do Festival marca a primeira participação de Rio Branco entre as sedes da mostra. Entre as demais sedes estão as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Goiânia, Aracaju, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina, Maceió, Belém, entre outras.

Durante as sessões, o público ganhará cédulas com todas as categorias de todos os filmes exibidos. Ao término da exibição, o espectador depositará seu voto com sua avaliação, que pode variar entre ruim, regular, bom ou ótimo, para as produções apresentadas. A apuração dos votos acontece na sede do Festival do Júri Popular, no Rio de Janeiro. O anúncio será feito com o prazo máximo de 30 dias após a última sessão no site do festival.

Entre os filmes apresentados estão: A distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo, Prîara Jô, Depois do Ovo, a Guerra, de Komoi Panará, Depois de Tudo, de Rafael Saar, Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos, Timing, de Amir Admoni, O menino que Plantava Invernos, de Victor Hugo Borges e o Nego Fugido, de Cláudio Marques e Marília Hughes.

As categorias que serão premiadas no Festival do Júri Popular são: Grande Prêmio, Melhor Ficção, Melhor Animação, Melhor Documentário, Melhor Experimental, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora.

A realização do 2º Festival do Júri Popular é de Sobre Tudo Produção e a produção local é de Samaúma Cinema e Vídeo. Para maiores informações, basta acessar o site www.festivaldojuripopular.com.br ou www.twitter.com/samaumacine.