Pular para o conteúdo

Banco de Leite intensifica pedido de doação

O trabalho de distribuição e pasteurização do leite humano doado por mães que produzem em excesso e/ou não possam amamentar diretamente seus bebês realizado pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora foi retomado, porém os estoques estão baixos, e em razão disso, o Banco de Leite intensifica o pedido para que mães doem leite.

doacao_leite

Durante o princípio de incêndio em duas salas do Hospital registrado em março deste ano, a rede elétrica precisou ser desligada, o que provocou a perda de 14 litros de leite humano que estava estocado no Banco de Leite. Com a entrega da nova Maternidade Bárbara Heliodora, o trabalho voltou a ser realizado, e por isso a convocação das mães para que o estoque possa ser reestabelecido, e que mais recém nascidos possam desfrutar do alimento mais saudável para o crescimento.

De acordo com dados do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, entre as intervenções preventivas, o aleitamento materno reduz em 13% as mortes evitáveis. Além disso, o incentivo ao aleitamento exclusivamente materno até o sexto mês de vida dos bebês é considerado a ação mais impactante na redução da mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos.

As mulheres interessadas em ajudar a salvar vidas, através da doação de leite, podem entrar em contato com o Banco de Leite ligando para o telefone 08006471060. Os profissionais irão até o domicílio para fazer o cadastro, repassar as orientações e levar o material de coleta do leite, e depois de alguns dias para buscar o leite.

O Banco de Leite solicita ainda a doação de vidros de café solúvel, maionese ou papinha infantil que depois de esterilizados são utilizados para armazenar o leite. (Agência de Notícias do Acre)