Cades vai percorrer unidades de saúde da Capital em defesa de melhor atendimento

A Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) vai percorrer as unidades de saúde da Capital em defesa de um melhor atendimento aos usuários. Essa é uma das deliberações do 5º Seminário de Avaliação de Participação Social no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado ontem em Rio Branco.

Segundo a coordenadora, Elisâma Maria de Lima, atualmente o Cades está representado em 14 das 24 unidades de saúde existentes no município. A meta é ampliar ainda mais esse número, garantindo inclusive participação no Conselho Estadual de Saúde, cuja eleição está prevista para esse mês.
“As entidades estão cons-cientes da importância da participação delas nos conselhos gestores que funcionam dentro das unidades de saúde, o que estava faltando era incentivo, e é justamente essa a função do seminário”, explica.

Os conselhos gestores funcionam dentro das unidades de saúde e são formados por representantes dos trabalhadores em Educação, gestores e usuários. É a eles que o cidadão deve recorrer todas as vezes que enfrentar problemas na rede pública de saúde.

O seminário contou com a participação da responsável pela política de humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Flávia. Ela falou sobre a importância do atendimento humanizado para a satisfação do usuário. Esse tipo de atividade também faz parte dos planos do Cades.

De acordo com Elisâma Maria, a idéia é convidar mensalmente um representante de entidade ou de órgão de gestão pública para que eles possam falar sobre as suas dificuldades e também dos serviços que estão sendo implementados.

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation