Seminário de Segurança Pública recebe secretário do Rio de Janeiro

Os secretários de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Beltrame, e do Acre, Márcia Regina, reuniram a imprensa na manhã desta sexta-feira para falar das singularidades entre o Sistema Integrado de Segurança Pública adotado nos dois estados. De acordo com Beltrame a política de segurança do Rio é focada na redução do número de crimes contra a vida, e para isso, o governo assumiu o compromisso de focar o planejamento em metas, utilizando mecanismos de controle, acompanhamento e supervisão das ações.

discute_seguranca

“O trabalho realizado no Rio de Janeiro tem mais ou menos a mesma dinâmica aqui do Acre. adotamos uma prática já bastante utilizada na iniciativa privada, a definição de estratégias para cada de tipo de problema, e também a definição de metas. É importante mostrar para os profissionais e para a população que temos metas de trabalho e sabemos onde queremos chegar”, destacou o secretário de Segurança do Rio de Janeiro.

O Sistema Integrado de Segurança Pública foi instituído no Acre em 2008, e tem como foco a integração das polícias e a execução de políticas conjuntas que resultem na redução dos índices de violência e criminalidade. A secretária Márcia Regina enfatizou que a partir desta situação sistêmica, da visualização dos territórios e das demandas de cada regional é possível planejar e organizar o método de planejamento.

Entre os avanços apontados pela secretária está a redução dos índices de crimes contra o patrimônio. Na comparação entre os dois semestres do ano passado, a Secretaria registrou queda de 13% no segundo semestres em relação ao primeiro. Já em 2010, no primeiro trimestre a redução de 20% relativa ao primeiro semestre do ano passado. “Isto demonstra que olhando o território, buscando entender a dinâmica de cada regional vamos melhorar as ações, trazendo a paz e a tranquilidade para cidadão acreano”. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation