Ufac começa a coletar opiniões sobre a seleção através do Enem nesta semana

A Universidade Federal do Acre começou nesta semana a reunir opiniões sobre a adesão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como base para o seu próximo processo seletivo. A Ufac está montando uma equipe para visitar durante os próximos 2 meses toda a rede de escolas públicas/privadas de Ensino Médio da Capital e de alguns municípios. Depois, a questão será avaliada internamente pelo Conselho Universitário da instituição, que deve chegar a uma decisão ainda antes do mês de julho. 
CERB
Até agora, a universidade federal utilizou o Enem só para as vagas remanescentes. Porém, a cada ano surge a dúvida se a instituição usará ou não o exame do MEC como forma de vestibular para o ingresso de alunos (e cada ano tal hipótese ganha mais força). Para consultas de opiniões, a Ufac ouviu ontem a secretária estadual de educação (SEE), Maria Correia, e hoje se reunirá com o governador Binho Marques. A partir da semana que vem começarão, de fato, as visitas às escolas.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da Ufac, Dr. Renildo Moura da Cunha, a disponibilidade de vagas pelo Enem é um processo natural às universidades de todo o Brasil. Para ele, trata-se de um artifício prático e funcional pelo fato de oferecer oportunidades iguais aos jovens e equiparar a qualidade de Ensino em todo país.

Contudo, antes de ser aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), o pró-reitor de Graduação afirma que é preciso se fazer duas importantes observações. Primeiro, a adesão ao Enem deve ser amplamente discutida e aprovada pela sociedade em geral. Segundo, o exame deverá superar certas desconfianças nacionais, já que corre os riscos da intervenção de terceiros para a sua execução.

“O enredo de ‘vestibular único’ para o Brasil é muito bom, porém, para construir tal processo é necessário ter cuidado. Este é um passo que deve ser dado de modo gradativo. Só assim será absorvido integralmente pela sociedade. Portanto, vamos ouvir os professores, alunos e gestores externos da Ufac para depois discutirmos internamente todas as opiniões e chegar a uma deliberação”, completou o professor. 

Pauta na reunião do Conselho Universitário
Durante toda a manhã de ontem, o Conselho Universitário (Consu) fez uma reunião com os conselheiros, professores, coordenadores de cursos e representantes dos centros,  sindicatos e técnicos administrativos da Ufac. Entre as pautas de discussão, constava ontem como um dos destaques a incorporação do Enem para este ano.

“A reunião do Conselho Universitário é um momento sistemático que fazemos pelo menos uma vez por mês para discutir e refletir sobre os processos, demandas internas, polêmicas e melhorias da instituição. Desta vez, inserimos a adesão ao Enem como um assunto de grande importância e eu tenho certeza que coletamos importantes opiniões para o nosso processo de análises a partir desta ocasião”, comentou Dr. Renildo Moura.  

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation