Suplente de vereador pede mandatos em Feijó

O suplente de vereador pelo PSB, José Souza de Oliveira, interpôs ação ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) pedindo que seja declarada a perda de mandato, por infidelidade partidária, dos vereadores Claudio Eugênio de Oliveira (o Pelado) e Eurico Carvalho Cordeiro, eleitos em 2008 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no município de Feijó.

Para justificar seu pedido, o suplente se baseou no entendimento do TSE de que, nesses casos, os mandatos pertencem aos partidos, e não aos políticos. Sendo assim, caso seja reconhecida a infidelidade, os dois vereadores devem devolver seus mandatos ao PSB.

Segundo o suplente, Claudio Eugênio e Eurico Cordeiro, foram eleitos, em 2008, tendo sido suas filiações canceladas no ano passado, após instauração de procedimento no conselho de ética do PSB. Ambos teriam feito campanha eleitoral para o candidato a prefeito do PSDB Raimundo Pinheiro (Dindim), quando a determinação do partido era para que seus filiados apoiassem a candidatura de Jaciara Rodrigues, do PT.

Como o PSB não reivindicou o mandato dos vereadores de Feijó, o suplente José Souza de Oliveira, apresentou ação no TRE-AC. As petições já foram distribuídas aos juízes Marcelo Bassetto e Laudivon Nogueira. (Fonte: Ascom/TRE)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation