Tião Viana inicia campanha com visita à organização de reciclagem

No primeiro dia de sua agenda oficial como candidato a governador pela Frente Popular do Acre (FPA), o senador Tião Viana visitou ontem, em Senador Guiomard, a sede da Associação dos Trabalhadores em Reciclagem em Resíduos Sólidos do Quinari (Acreosqui).
TioReciclagem
Trata-se de uma ONG (Organização Não Governamental) montada em 2003 com o apoio da Igreja Católica, através de religiosas franciscanas, com o objetivo de ajudar no combate à degradação ambiental e na preservação do Igarapé Judia, além de gerar emprego e renda para trabalhadores desempregados.

A Associação é formada por 22 sócios e envolve pessoas de todas as cidades e de diversos graus de idade. “Nós trabalhamos com a diversidade. Aqui temos analfabetos e professores, adolescentes a anciãos”, disse a presidente da entidade, Odilse Bertoline. Um dos anciãos que trabalham na entidade é André Oliveira, de 80 anos, encarregado da reciclagem de papel.

“Sou um homem feliz porque sei que com o meu trabalho estou ajudando a salvar o meio ambiente. Pode parecer pouco o que a gente faz, mas qualquer coisa para ajudar a natureza é uma coisa muito importante”, disse.

Papéis, latas, garrafas de vidro e plástico – lixo jogado nas ruas de Senador Guiomard e que grande parte iria entupir bueiros e igarapés, com a atividade da Associação, é transformado em material que acaba sendo vendido após a reciclagem. “Daqui sai uma média de 900 quilos de material por mês”, diz a catequista franciscana Zulmira Antônio Riqueti, de 77 anos, uma das fundadoras da Associação.

“Nossa preocupação inicial foi com o Igarapé Judia, cuja nascente é aqui em Senador Guiomard. Nós queríamos evitar que o lixo fosse levado pelas chuvas para o Igarapé. Depois, o movimento cresceu e percebemos que, além de ajudar na preservação ambiental, a gente poderia gerar renda para desempregados”, disse a religiosa.

Cada quilo do material reciclado (“nós já nem usamos a expressão lixo”, adverte uma dirigente da entidade) é vendido a 40 centavos de real.

Tião Viana disse que começou pela entidade a campanha rumo ao Governo do Estado como homenagem aos melhores valores da vida pautada na solidariedade. “ Inspirada nos valores de São Francisco de Assis, essa comunidade partiu para uma caminhada em busca dos meios para ajudar  a salvar o igarapé da Judia, que nasce aqui e chega a Rio Branco, no bairro Seis de Agosto.

Temos aqui  um belo exemplo sobre o real sentido da vida em comunidade. O lixo que iria para as ruas, aqui é transformado em material capaz de gerar renda e trabalho para quem precisa. É assim que vamos levar adiante o projeto da FPA: combatendo as desigualdades sociais com políticas públicas capazes de incentivar e apoiar projetos e idéias comunitárias, como este belo exemplo que estamos vendo aqui”, disse Tião Viana.   

Agenda- Tião Viana estará hoje no Vale do Juruá. Ele vai se reunir em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima com lideranças comunitárias e empresariais para debater e aceitar sugestões para o plano de Governo, que será elaborado ao longo da campanha. No domingo, os debates serão em Feijó e Tarauacá. (Assessoria do Candidato)

Tio_reciclagem_2

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation