Iapen realiza semana do servidor público para fortalecer núcleo de gestão pessoal

Visando consolidar a sua política em gestão pessoal, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) promove a Semana do Servidor Público. A campanha visa valorizar servidores administrativos e agepens, com atividades que diminuam stress dos serviços ‘pesados’ no sistema prisional e avaliem o grau de bem-estar. Ao longo prazo, a meta é criar e fortalecer um Núcleo de Apoio ao Servidor, o Nasp. Ao todo, o Iapen tem 1.091 trabalhadores, dos quais 880 são agentes penitenciários e 211 são de escritório.
Iapen2710
A semana teve início na segunda, com uma palestra motivacional. O encerramento será em uma cerimônia na tarde de sexta (29), às 15h, no Presídio Francisco de Oliveira Conde, onde haverá apresentações culturais, o resultado dos vencedores do concurso de redação e desenho (filhos de servidores do Iapen), mais um culto ecumênico. Na manhã de ontem (26), foram abertas os serviços relaxantes da Tenda do Bem Estar do Sesi, que serão prestados na Escola de Administração Penitenciaria, das 9 às 16h, até quinta (28).

A semana é a uma forma de homenagear o Dia do Servidor Público, que será amanhã, 28 de outubro. Ele será celebrado com uma peça teatral do Sesi, no Iapen, 16h. O show será aberto aos trabalhadores do Nafe, Sede e Sedss.

De acordo com Leonardo das Neves Carvalho, diretor-presidente do Iapen, os servidores são as peças fundamentais para manter a funcionalidade do instituto. Por tal razão, o gestor conta que do último ano para cá o Iapen tem direcionado esforços em implantar o núcleo especializado, a fim de estreitar a relação com seus servidores e melhorar a sua gestão de recursos humanos.

“O sistema prisional exige demais do agente. Por isso, temos de oferecer chances para ele se descontrair. A semana vem para coroar uma série de atividades que estamos rea-lizando neste último ano para melhorar o convívio entre os servidores e tentar cuidar melhor da sua saúde física/mental. Entre elas estão: práticas culturais-esportivas, como o arraial e campeonatos de futebol. Com isso, a idéia é consolidar de vez o Nasp, que tornará tal política de gestão humana permanente”, ponderou.

Através do núcleo, o diretor do Iapen detalha que serão trazidos inúmeros benefícios aos servidores, com fins de deixá-los mais satisfeitos no trabalho. Desta forma, eles poderão se integrar melhor em equipe.

Para citar algumas das vantagens, o Nasp fomentará programações culturais-esportivas, buscará tratamentos e acompanhamentos aos trabalhadores sob extrema pressão, criará grupos de diálogos, firmará mais parcerias que visem bem-estar (como a tenda do Sesi), promoverá atividades recreativas para toda a família do servidor e, sobretudo, estimulará mais cursos de qualificação profissional (como o que houve recentemente de 80h sobre gerenciamento de crise, ou o que está por vir, sobre utilização de armamento não letal).

Feriado do Dia do Servidor é transferido para segunda – O Feriado do Dia do Servidor Público, comemorado amanhã (28), foi transferido para 1º de novembro, segunda. Como em muitos órgãos públicos não haverá expediente na sexta-feira devido a instalação das seções eleitorais, o feriado começará mais cedo e eles devem voltar ao trabalho só na quarta, já que terça (2) é Dia dos Finados.

Segundo o calendário de feriados e pontos facultativos divulgados pelo Governo do Estado, em novembro serão 4 feriados. Dia 1º (segunda), em comemoração ao Dia do Servidor Público; dia 2 (terça) é Dia de Finados; dia 15 (segunda) é Proclamação da República e dia 17 (quarta) à assinatura do Tratado de Petrópolis.

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation