Prefeitura intensifica ação no combate ao trabalho infantil nos cemitérios de Rio Branco

 

Objetivo é orientar e combater a exploração do trabalho infantil, que tem aumento significativo nos feriados e datas comemorativas

A secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) intensifica as ações de combate ao trabalho infantil nos cemitérios de Rio Branco. A abordagem acontece uma semana antes do Dia de Finados.

A medida é realizada nos três principais cemitérios da cidade: São João Batista, Jardim da Saudade e Morada da Paz, nos horários de 8:h às 18h, e  tem como principal objetivo orientar e combater a exploração do trabalho infantil, que tem um aumento significativo nos feriados e datas comemorativas.

Para a execução das atividades, a equipe contará com um número efetivo de doze pessoas durante os dias úteis, sendo que no final de semana e feriado a equipe terá o reforço de mais pessoas. A equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e estagiários da Semcas.

O CREAS conta com a parceria do Ministério do Trabalho, responsável pela autuação nos comércios das redondezas. Sendo identificadas crianças ou adolescentes na situação de trabalho infantil, a equipe o acompanhará até sua residência e notificará o pai ou responsável. O pai ou mãe terá que assinar um termo de entrega, preenchido pelo educador, e em caso de reincidência a equipe de abordagem acionará o Conselho Tutelar.

Segundo a coordenadora do CREAS, Neyva Janará, “Este é um trabalho que vem sendo realizado diariamente pela nossa equipe, porém em períodos comemorativos é preciso intensificar as ações, pois devido ao grande fluxo de pessoas nos locais, os comerciantes visando o aumento em seus faturamentos, costumam contratar crianças para prestarem serviços a eles.”
Qualquer cidadão pode denunciar a violação dos direitos das crianças e adolescentes, para isso basta ligar nos números abaixo relacionados, não precisa se identificar:

Disque Denuncia Nacional – 100
Conselho Tutelar – 0800 647 3849
CREAS – 0800 647 06768
Serviço de Busca Ativa – 9984 5399

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation