Metodologia de Gestão da Inovação do Sebrae pode ser reproduzida gratuitamente pelas empresas

Cada dia mais a inovação tem sido a alternativa para empresas de pequeno porte enfrentarem a crise e superarem os obstáculos. Para auxiliar os empreendedores a realizarem essa importante tarefa, o Sebrae disponibilizou, no seu portal, a metodologia aplicada pelos Agentes Locais de Inovação (ALI), que há anos têm ajudado donos de pequenos negócios a darem uma guinada em suas empresas.

Um bom exemplo foi o que aconteceu com a Forbis Artes Esporte, empresa paulista que integra atividade física com arte e cultura. Após participar do projeto ALI, no início do ano, o sócio da empresa, Michael Ulisses de Souza enxergou a possibilidade de um novo público-alvo para o negócio, que mudou de crianças e jovens para idosos.  “Nós descobrimos um novo nicho que se tornou o nosso ganha pão. A capacitação do Sebrae foi um divisor de águas nas nossas vidas de empresários”, contou

Além dessa mudança, Ulisses também conta que após a experiência com o ALI, surgiu a ideia de abrir um novo negócio totalmente tecnológico e com um foco completamente diferente do que eles já tinham. “Os ensinamentos de inovação nos estimularam a montar a Sir Sistema Inteligente de Rastreio. Abrimos a mente para um novo segmento”, pontuou.

Donos de pequenos negócios e futuros empreendedores podem fazer a trilha de capacitação dividida em cinco cursos que orientam sobre a prática da inovação (Arte: Divulgação)

Trilha da Inovação

De forma gratuita e online, donos de pequenos negócios, como microempreendedores individuais (MEI) e futuros empreendedores podem fazer a trilha de capacitação dividida em cinco cursos que ensinam desde como se preparar para inovar, passando pelo processo de identificar oportunidades de inovação, até como gerar soluções inovadoras e a escalabilidade do modelo de negócio.

“Essa trilha estará disponível a qualquer momento com uma metodologia de ponta, que grandes empresas mundiais usam na gestão da inovação”, destacou Marcus Vinicius Bezerra, gestor de projetos de Inovação do Sebrae. “O empreendedor tem disponível o passo a passo para entender o progresso do cliente, no tempo dele, e aprende como aplicar as ferramentas. É uma metodologia fundamental para as empresas inovarem”, complemento.

A trilha é composta por exemplos e ferramentas de inovação, permitindo o avanço no curso à medida que as fases são finalizadas.  Para adquirir o certificado, o empreendedor deve concluir a capacitação de 20 horas em um prazo de até 45 dias. Para acessar o curso completo basta acessar aqui.

ALI – Os Agentes Locais de Inovação (ALI) são bolsistas do CNPq (do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a melhoria da produtividade a partir de ações de inovação, em produtos e serviços, práticas sustentáveis e digitalização.

Desde2010, com a parceria do CNPq, o Projeto ALI passou a ter abrangência nacional e foi consolidado como diferencial na estratégia de competitividade dos pequenos negócios. Ao longo desse período, o ALI implementou mais de 8 mil bolsas e acompanhou mais de 300 mil pequenos negócios.

Quer aumentar a produtividade da sua empresa? Se informe aqui. (Assessoria Sebrae)

Assuntos desta notícia