Pular para o conteúdo
CRC/AC

Eleição do Conselho Regional de Contabilidade do Acre ocorre nos dias 23 e 24 de novembro

Votos devem ser registrados por meio do site do Conselho Federal de Contabilidade

Nos dias 23 e 24 de novembro, será realizada a eleição para renovação de 2/3 (dois terços) do plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC). Para exercer o direito do voto, todos os profissionais registrados têm de estar com sua situação financeira regular perante o conselho, e há multa para quem não votar.

O sistema eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é totalmente eletrônico. Por meio do site https://www.eleicaocrc.org.br, no qual consta uma série de informações importantes aos eleitores, os profissionais podem registrar seus votos. O calendário eleitoral, com as principais datas do processo, e os documentos que regulamentam as eleições de 2021 também estão disponíveis no portal eleitoral. Mesmo com somente uma chapa habilitada a concorrer, os profissionais são obrigados a votar. 

A chapa é constituída por 18 membros efetivos, contadores e/ou técnicos em contabilidade, e 18 membros suplentes respectivos, com mandato de quatro anos, com início em 1º de janeiro de 2022 e término em 31 de dezembro de 2025, de acordo com o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade. Por se tratar de eleição para renovação de 2/3 (dois terços) do Plenário, a chapa deverá conter, no mínimo, um técnico em contabilidade e seu respectivo suplente. 

Ocorrerá, ainda, eleição de um conselheiro efetivo e de dois conselheiros suplentes, para mandato complementar de dois anos, com início em 1º de janeiro de 2022 e término em 31 de dezembro de 2023. “A eleição é um momento importante de exercermos o nosso direito democrático e escolhermos os nossos representantes para os próximos 4 anos”, disse o atual presidente do CRCAC, Wellington Chaves.