Rodada ‘afasta’ mineiros, e briga pelo título fica polarizada entre SP, Fla e Palmeiras

A disputa mais acirrada pelo título do Campeonato Brasileiro desde o início dos pontos corridos, em 2003, praticamente perdeu dois postulantes. Os rivais mineiros Atlético-MG e Cruzeiro tropeçaram nesta rodada e, restando apenas mais três jogos para cada, viram São Paulo, Flamengo e Palmeiras abrirem vantagem e, praticamente, garantirem a polarização entre eles pelo troféu.

Entre os três primeiros, apenas o Palmeiras não conseguiu vencer nesta rodada. Mesmo jogando no Parque Antarctica, a equipe alviverde não passou de um empate por 2 a 2 que, apesar de tirá-lo da ponta da tabela, acabou rebaixando o Sport. Os pernambucanos, no entanto, reclamam de uma possível ilegalidade no segundo gol do time adversário e entraram no STJD pedindo a vitória neste confronto.

Se o Palmeiras vacilou, São Paulo e Flamengo souberam aproveitar este deslize e, ao derrotarem por 2 a 0 as equipes de Vitória e Náutico, respectivamente, conseguiram abrir vantagem para o time comandado pelo técnico Muricy Ramalho.

“Podemos dizer que Cruzeiro e Atlético-MG se afastaram um pouco. Apesar de ainda terem chances matemáticas, dificilmente seguirão na briga pelo título. São Paulo, Flamengo e Palmeiras estão na disputa, e agora essa briga ficou um pouco mais fechada”, analisou o goleiro Rogério Ceni.

Para se “afastarem” da luta pelo título, o Cruzeiro acabou sofrendo um gol de empate do Grêmio no fim da partida e chegou a 55 pontos. O Atlético-MG, por sua vez, perdeu para o Coritiba por 2 a 1 e, com isso, estacionou nos 56 pontos.

O Atlético-MG, inclusive, perdeu o seu lugar no G-4 para o Internacional. Após vencer o Santos por 3 a 1, no Beira-Rio, a equipe colorada chegou a mesma pontuação do rival mineiro, mas leva vantagem na tabela pelo saldo de gols (16 contra 5).

A briga por uma vaga na Libertadores ganhou também um novo candidato neste domingo. Após vencer o Corinthians por 3 a 1, em seu estádio, o Avaí subiu para 53 pontos, três a menos do que o Internacional. Logo atrás aparece o Goiás, que contou com dois gols de Fernandão para derrotar o Santo André por 3 a 1 e, de quebra, deixar a equipe do ABC paulista ainda mais próxima do rebaixamento.

RETA FINAL
A disputa para a definição dos quatro times que irão disputar a Série B em 2010, por sinal, ganhou contornos de dramaticidade. Se o Sport já está matematicamente rebaixado, e Náutico e Santo André estão próximos de cair, o Fluminense vem demonstrando superação a cada rodada e, com 11 jogos de invencibilidade, conseguiu encostar no Botafogo, o primeiro fora da “degola”. A diferença entre os dois rivais cariocas agora é de apenas dois pontos.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation