Acompanhado de Lula, Jorge Viana é condecorado em Paris

capa3

Uma das mais altas honrarias francesas, a Légion D’honneur (Legião de Honra da França), maior comenda concedida pelo governo do país a cidadãos do mundo inteiro em reconhecimento a qualidades morais e civis, foi concedida na manhã de ontem ao ex-governador Jorge Viana, na sede do governo Francês.

A solenidade, ocorrida no Palácio do Eliseu, em Paris, foi conduzida pelo presidente de França Nicolas Sarkozy, que fez a entrega das condecorações também ao embaixador do Brasil na França, José Bustani.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve no evento e prestigiou Jorge Viana, aproveitando sua agenda com o presidente francês para discussão da conferência sobre o clima da ONU, em Copenhague, prevista para acontecer em dezembro próximo.

Antes de fazer a entrega da condecoração, Nicolas Sarkozy explicou detalhadamente a Viana todos os significados da honraria – o colar, a comenda, sua origem, criação, importância para o país e um pouco da história dos principais agraciados.

Serviços prestados à nação

O embaixador José Bustani e Jorge Viana foram uns dos principais interlocutores  entre Brasil e França nas discussões sobre a licitação brasileira para a compra de 36 aviões caça com tecnologia francesa.

Por conta desse trabalho, a Helibrás, empresa da qual Jorge Viana é presidente do Conselho de Administração e que tem como sócia majoritária  empresas e o próprio governo francês, está implantando no país a maior fábrica de helicópteros da América Latina em Itajubá (MG), onde serão produzidos os Super Cougar.

“É um marco na  minha vida”, diz Jorge Viana

Jorge Viana disse ainda na manhã de ontem, por telefone, que o reconhecimento do presidente Sarkozy e do governo de França é um grande marco na sua carreira profissional.
“Sinto-me honrado de poder receber esta condecoração no Palácio do Eliseu do presidente Sarkozy, junto com o embaixador José Bustani, um diplomata brilhante, um amigo e, principalmente por ter ao meu lado o presidente Lula, um grande amigo meu e do Acre”, afirmou.

Segundo ele, esse é sem dúvida um momento muito importante da fase  de trabalho na iniciativa privada, exatamente no momento em que ele se prepara para voltar à vida pública.

“A política é a minha vida. Nesse momento não poderia receber presente melhor do que esta condecoração e o convite para retornar à vida pública, vindo do presidente Lula e do companheiro Binho”, disse Jorge Viana.

O ex-governador, que integra a comitiva do presidente Lula, retorna ao Brasil nesta segunda-feira,16.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation