Pular para o conteúdo

Rodrigo Pinto participa de festa em aldeia Katukina

A convite do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), o vereador de Rio Branco e pré-candidato peemedebista a governador, Rodrigo Pinto, participou, na segunda-feira (19), da festa do Dia do Índio da etnia Katukina. O evento foi realizado na aldeia da comunidade Campinas, na BR-364, com a participação de mais de 600 moradores.

Durante o evento, vestidos, pintados e adornados de acordo com suas tradições, os katukinas dançaram e realizaram outros rituais de sua cultura, como o uso do rapé. O líder da comunidade, Fernando Katukina, falando em nome de seu povo, agradeceu a presença de Rodrigo Pinto, da deputada Antonia Sales (PMDB) e dos vereadores cruzeirenses. Ele destacou o apoio que o prefeito Vagner Sales tem dedicado à sua comunidade.

Para Rodrigo Pinto, participar da festa Katukina – única etnia com área demarcada em Cruzeiro do Sul – foi mais um aprendizado político e cultural. Ele afirmou defender uma presença maior do poder público, principalmente do Estado, com serviços básicos nas aldeias, mas sem prejudicar as tradições de cada povo.

“Esta é uma das manifestações mais genuínas dos povos mais tradicionais do Acre, que são nossos irmãos indígenas. Fico feliz de estar aqui e agradeço ao prefeito Vagner Sales pela oportunidade. Acredito que é preciso ampliar ainda mais os serviços públicos, como saúde e educação, nas nossas aldeias, promovendo mais qualidade de vida sem que isso prejudique a manutenção das tradições destes povos”, disse o pré-candidato. (Assessoria PMDB)