Pular para o conteúdo
Reconhecimento

Acreanos vencem prêmio nacional ‘Razões para Acreditar’

Os acreanos Derineudo de Souza e Janaína Terça foram vencedores do prêmio "Razões para Acreditar" nas categorias "Vaquinha" e "Empreededor Criativo", respectivamente

Derineudo ajudou o picolezeiro Manoel Vieira a arrecadar dinheiro para realizar o sonho da casa própria em janeiro deste ano.

Os acreanos Derineudo de Souza e Janaína Terça foram reconhecidos com o prêmio nacional “Razões para Acreditar”, realizado nesta terça-feira, 7. A premiação que leva o nome da página da web que possui quatro milhões de seguidores, foi dividida entre 16 categorias e elegeu as histórias de maior destaque do ano. O evento virtual foi apresentado por Fábio Porchat e Sauanne Bispo e ao todo recebeu 600 mil votos para a disputa entre 48 concorrentes.

Policial Militar, Derineudo venceu o prêmio na categoria “Vaquinha”, pela ação que fez em janeiro deste ano para arrecadar dinheiro e ajudar o picolezeiro Manoel Vieira, de 58 anos, em Rio Branco. O policial fez um vídeo com o picolezeiro que sonhava em ter uma casa. O vídeo chegou ao perfil da plataforma que se apresenta como “O maior site de conteúdo positivo do país, nosso propósito é fortalecer o otimismo das pessoas”. Uma vaquinha foi criada e Derineudo foi convidado para ajudar a admnistrar a campanha para seu Manoel. Em quatro dias foram arrecadados R$113 mil e em maio, ele teve sua casa, no bairro Altamira, parte alta de Rio Branco.

Derineudo também é criador da ONG Amigos Solidários, que atende cerca de 850 jovens com projetos esportivos e culturais. “Graças a ajuda de todos vocês, muitos sonhos estão sendo realizados, e estamos mudando a realidade de muitas famílias por onde passamos”, comemora.

Janaína é conhecida como “Rainha do Tijolo” – Foto: Arquivo pessoal

Já em Cruzeiro do Sul, a empresária Janaína Terças, de 43 anos, venceu o prêmio na categoria “Empreendedor(a) Criativo(a)” por seguir e cuidar do negócio de cerâmica e tijolos que sua família criou há três gerações. Janaína modernizou a empresa, que atualmente emprega 30 pessoas, expandindo e reformulando a olaria. A tecnologia diminuiu a mão de obra e aumentou a produção, e o que eles produziam em um mês, agora produzem em uma semana. A história virou destaque no site e neste mês venceu o prêmio que foi a votação popular.

“Foi a primeira vez que o blog publicou e indicou uma cruzeirense para o prêmio de empreendedora. Sei que represento milhares de mulheres, mães, esposas, e filhas que querem crescer, gerar emprego e renda e desenvolver sua terra. O Prêmio me impulsiona, me empurra pra frente”, comemora Janaína.

A empresária também é representante da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), no Vale do Juruá, onde aproveitou a oportunidade para buscar mais desenvolvimento do setor industrial como um todo, contribuindo com a melhoria da realidade econômica da cidade. Hoje, sua empresa se mantém entre as três grandes indústrias da região.

“Gratidão é a palavra do dia, eu agradeço a todos que tiraram um tempinho para votar em mim, sei que muito não me conhecem mas acreditaram e votaram, cheguei até a duvidar que seria possível, mas o Acre quando quer, se une em prol de seus conterrâneos. É prazeroso saber que eu, uma mulher empreendedora de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, na Amazônia brasileira se destacou e venceu com uma história de muito trabalho”, comenta.

Leia mais em: ‘Razões para Acreditar’: empresária acreana participa de premiação nacional e pede apoio de conterrâneos em votação